Manutenção preventiva
Estamos no nicho de segurança eletrônica há 10 anos e com esses 10 anos de experiência sempre ouvimos de novos clientes que já possuem algum sistema já instalado algumas reclamações. Nos que tem alarme o alarme gera muito disparo falso, nos que possuem portão eletrônico que o controle só pega de perto e principalmente que o motor está lento, os do CFTV 90% reclamam da imagem, que não tem definição e entre esses 90% por incrivel que pareça 80% o problema é no cabeamento.
Agora vamos entender o motivos da maioria desses problemas. Os que possuem reclamações sobre o alarme normalmente são sensores de movimento sem fio que não possuem manutenção preventiva, a bateria já esta fraca. Os que possuem sensores com fio e tem disparo falso(dispara sem nenhum evento), o sensor não é o específico para aquele ambiente e até o sensor não é homologado. Algumas reclamações do alarme não discar para o celular, não avisar no aplicativo, esses problemas dividimos em setores, a função nunca funcionou ou funcionou um determinado período e parou de funcionar, no caso de nunca ter funcionado os motivos são mais complexos, ou a central, novamente entramos no assunto de homologação, não possui homologação e tem um problema crônico ou o problema foi na instalação. Já os que funcionava e a função deixou de funcionar normalmente se é dada por dois motivos, troca de operadora ou falta de manutenção no equipamento.
Os que possuem movimentador de portão 80% das reclamações o controle só pega de perto, ao verificar sempre são controles clone, onde se leva o controle para um chaveiro e o mesmo codifica sem ir ao local, esses controles não possuem uma resistência tão boa quanto aos outros. Normalmente a troca do controle resolve o problema. Já quando o assunto é problema de velocidade ou o motor já vem com essa velocidade lenta ou fica lento com o tempo de uso, ao verificar o capacitor não é o indicado e principalmente a bitola do fio não é a recomendada e a manutenção dada é incorreta.
Já no CFTV entramos em um assunto mais profundo e detalhado mas 80% dos casos, sim 80%, o problema é no cabeamento e conecotres utilizados. Quase ninguém pensa na manutenção, infelizmente hoje em dia é tudo preço, o cliente opta pelo mais em conta e o instalador quer apenas a venda, ai nós vemos a diferença do instalador e do integrador. Quando se trata de CFTV IP, o problema normalmente está no padrão de crimpagem e na falta de estrutura e cálculo de banda utilizado.
Com isso entendemos que toda solução tem que ser estudada antes, feito um projeto e depois executa-lo. Pensar na manutenção preventiva é essencial para o equipamento, todo esquipamento precisa de manutenção, uma manutenção preventiva é mais em conta do que uma queima do mesmo. O cliente precisa entender a diferença de instalador e integrador. O instalador apenas instala, normalmente sem projeto, sem se importar com a durabilidade, já o integrador se preocupa com o funcionamento correto do produto, faz o projeto e executa ele.
Nós temos experiência e temos como principal objetivo trazer uma solução completa para nossos clientes, onde o objetivo é sempre integrar mais soluções. Garantia é algo essencial e hoje os principais fabricantes fornecem a garantia somente se instalado por um integrador certificado por eles.